Como organizar tarefas Do dia a dia sem perder prazos ou a cabeça.

Se você está com dificuldades em se organizar preste atenção nestas dicas que vão evitar a procrastinação, aliviar suas preocupações e  aumentar sua produtividade. Esta dica é extremamente importante para quem tem multitarefas em áreas completamente distintas.

Utilize lista de tarefa.

As listas  ajudam a atingir seus objetivos  aliviando o  stresse, evitando o esquecimento e melhorando  a  organização. Quando você esquece  de realizar uma tarefa importante gera uma frustração, um stress, e um sentimento de culpa. Porém, isto tudo é evitado se temos uma lista de tarefas em nossa mão. Aqui vão os benefícios de ter uma lista de tarefas em nossas mãos.

A lista de tarefa reduz o nosso stress

Se você usar listas para se organizar evitará desperdiça sua atividade cerebral com a ansiedade gerada pela sensação de descontrole. Dessa forma o seu cérebro funciona com o máximo potencial. Então, qual a primeira coisa que podemos fazer para evitar ficar stressado e nervoso reclamando das milhões de coisas que se tem para fazer.

A primeira coisa é manter calma, respirar com tranquilidade e fazer uma coisa de cada vez. Não adianta perder o foco, tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo, e acabamos por não concluir nada direito  e ficando longe da excelência. Isso tudo alimenta o medo e a sensação de que não vamos conseguir. Com a lista essa sensação deixa de existir,  cada passo está anotado e ainda sobra tempo para adiantarmos a  próxima da lista.

A lista de tarefas aumenta as chances de realizar objetivos

A professora Gail Matthews realizou um estudo com 267 participantes  ( fonte )_ e observou que o ato de escrever nossas tarefas aumenta as chances de realização. Isso está ligado ao fato de que ao escrever nós ganhamos maior consciência e comprometimento com a  tarefa.

A dinâmica entre planejamento e execução

Para deixarmos de  sofrer com a ansiedade, a visão do todo fundamental, saber quais são exatamente as tarefas prioritárias,  quais são opcionais, qual é a hierarquia de importância e depois partir  para a fase de execução. Lembrando sempre que a fase de planeamento é importantíssima, mas deve ser feita rapidamente.

À partida nenhum plano é perfeito, no meio do caminho temos que ir atualizando conforme é executado. Talvez durante a execução, percebamos que temos que mudar a ordem hierárquica de algumas tarefas, eliminar umas e até adicionar outras. A lista é tão orgânica e flexível como nossa vida. Ou seja, as fases de planeamento e execução não são completamente separadas uma da outra.

Como criar suas listas de tarefas?

Primeiro, escreva as tarefas, no papel ou no aplicativo de celular. Escreva todas as tarefas que precisa realizar. Depois de escrever, está na hora de organizar a lista dividindo os assuntos conforme a dimensãoda sua vida (profissional, familiar,  acadêmico, etc) e, por fim, qual é a prioridade.

O que é mais importante neste processo é saber quais são as três atividades prioritárias. São essas três tarefas que nos dedicamos, as outras,  simplesmente, evitamos. Se não é prioridade, não faça! A prioridade sempre primeiro. (E muito importante ter em mente o que realmente é prioridade, para não darmos importância a algo desnecessário)

E se por acaso ha uma prioridade que requer muitos dias para ser realizada, como, por exemplo, os trabalhos da faculdade, ou grandes projetos, então reformulamos a lista quebrando  esta atividade em pedaços menores, pra poder concluir a prioridade no tempo certo  e nos intervalos  dedicar um tempo naquilo que não é prioritário mas também é importante a conclusão. Esse é o foco saudável que vamos alcançar.

A sua lista de tarefas é sempre uma ferramenta para ajudar. Ela não precisa ser sofisticada, mas ela precisa ser única e estar sempre disponível, pode escrever a lista num pedaço de papel e por no bolso  e  riscar à medida que conclui cada uma, também pode-se tirar uma foto do papel para não correr o risco de perdê-lo.  Para uma organização semanal pode-se utilizar um aplicativo que permita ter uma visão completa da semana e transcrever para o papel a lista diária. Mas isto já é assunto para um próximo post.