Entre em estado de Flow e seja mais produtivo

Alguma vez já esteve tão envolvido numa atividade que não viu o tempo passar? esqueceu-se inclusive das necessidades básicas, como por exemplo a hora de comer ou ir ao banheiro? Ficamos concentrado desta forma quando entramos no estado de flow, que é um estado alterado de consciência que nos permite ter mais produtividade e felicidade.

O que é estado de flow?

O estado de flow é difícil de descrever. O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi pesquisador do do Flow e autor de diversos livros e publicações científicas sobre o assunto, incluindo o livro “FLUIR – Uma psicologia da felicidade”, descreve poeticamente este estado:

“É como abrir uma porta que estava flutuando no meio do nada e a única coisa que você precisa fazer é abrir e se permitir mergulhar no que existe adiante. Você não pode se forçar a passar por ela. Você simplesmente precisa flutuar. Se existe algum tipo de força gravitacional, é do mundo de fora que tenta manter você do lado de fora”.

O flow foi definido como um estado emocional em que mergulhamos com foco total em apenas uma atividade de tal forma que o resto parece nem existir.Quando o estado de flow acontece, sua autoconsciência diminui e parece existir uma união perfeita entre os seus pensamentos e as suas ações. você tem uma sensação contínua de prazer durante a realização da atividade. Você não se preocupa com fracasso.Você não se apega ao resultado final. Você nem precisa fazer força para resistir às distrações pois você está com um super poder de foco.

Veja a apresentação de Mihaly para o TED

Quais são as vantagens de estar em flow?

Quando estamos nesse estado de concentração, o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia. Por isso é “flow”: as coisas fluem. Com isso você consegue resultados surpreendentes, permitindo alta motivação, alta concentração e alta energia te levando para um estado de êxtase, um estado pleno de felicidade.

Mihaly Csikszentmihalyi, que decidiu estudar o que realmente fazia as pessoas se sentirem felizes. Entrevistou músicos, escritores e cientistas, e descobriu que todos os entrevistados diziam que seus melhores trabalhos surgiam quando eles entravam numa espécie de total concentração. Esse estado alterado de consciência era um êxtase que silenciava tudo o que estava ao seu redor. Essa é uma sensação de diminuição da autoconsciência, você e suas preocupações desaparecem..

O problema é muitas pessoas relatam que este foco parece surgir espontaneamente. Tem vezes que você está a trabalhar e de repente você entra no estado de fluxo. E tem vezes que gostaria ou precisaria de entrar em flow… mas não consegue.

Sete condições básicas para entrar em Estado de flow:

1. Estar presente no que estiver a fazer, tenha foco.
  2. Desligar-se os afazeres do dia-a-dia, entrar em Êxtase.
  3. Ter clareza sobre o que precisa ser feito e com qual qualidade.
  4. Ter a consciência de que a atividade é possível de ser feita.
  5. Sentimento de serenidade: calar as preocupações sobre nós mesmo, deixar o nosso ego de lado.
  6. Perda da noção do tempo, com foco no momento presente, com a sensação de que horas passam como minutos.
  7. Motivação intrínseca pela própria jornada:o resultado não interessa tanto quanto a motivação de fazer a atividade.

Como é que você vai preencher essas sete condições? Leia o nosso artigo sobre treinamento para alcançar o estado de Fluxo.